Cinco vezes seguidas a melhor jogadora do mundo pela FIFA, Marta se tornou não apenas o símbolo de uma Seleção, mas também uma porta-voz do futebol feminino mundo afora. Um de seus sonhos é de popularizar a modalidade e de ter uma estrutura forte e profissional no Brasil.
![]() |
| Marta ganha pelo quarto ano seguido como melhor do mundo FIFA (Foto: ellasf4e.webnode.com.br) |
Nascida em Dois Riachos, interior de Alagoas, Marta foi eleita a melhor do mundo pela primeira vez em 2006. Depois, foram mais quatro troféus individuais consecutivos (2007, 2008, 2009 e 2010. Com a seleção, os dois maiores títulos foram os Jogos Pan-Americanos de 2003 e 2007. Nas competições mais importantes - Mundiais e Olimpíadas - o Brasil nunca foi campeão. Em três finais com Marta, perdeu todas.
A jogadora crê que uma conquista nas Olimpíadas possa ser um passo decisivo para aproximar o nível do futebol feminino ao do esporte masculino, apesar de considerar "impossível" as modalidades se igualarem no gosto do brasileiro. Marta admitiu que tem como sonho, quando se aposentar, assistir a um campeonato nacional organizado e transmitido em TV aberta no País.
Marta ainda disse que, por visibilidade e interesse do público, o esporte feminino deve, sim, usar a seu favor a sensualidade e a beleza das atletas. "Sou a favor, tem que mostrar mesmo, mostrar sua beleza, tem que se cuidar", opinou. “As meninas hoje se vestem muito bem, têm sua vaidade, gostam de estar sempre bonitas. (O preconceito) é mais por aquele lado de que o futebol é um esporte masculino, então os homens olhavam de uma forma diferente", completou.
Desde fevereiro no Tyresö, da Suécia, Marta ainda comentou sobre as diferenças na organização do esporte em relação ao Brasil, o polêmico fechamento do time feminino do Santos no início do ano, além de seus passatempos pessoais e planos para o futuro. E confessou que, às vezes, ainda se impressiona com a velocidade com que tudo aconteceu em sua carreira. "Espero poder no final de tudo contar as histórias para os meus familiares, quem sabe meus filhos, meus amigos, e incluir uma medalha de ouro nessas histórias", disse ela.

Nenhum comentário:
Postar um comentário