sexta-feira, 27 de julho de 2012

Cerimonia de abertura das Olimpíadas Londres - 2012


Parlamento Inglês

As Olimpíadas de Londres começaram com o pé direito. Com direito a muita festa, música e tecnologia, a cerimonia de abertura foi um sucesso e as mais de 80 mil pessoas no Estádio Olímpico se emocionaram, assim como as mais de 1 bilhão de pessoas que acompanharam a transmissão da festa (1 bilhão numero estimado pelo Comitê Olímpico Internacional).

Ovelhas e outros animais participaram da festa
A cerimonia de abertura começou com um clima rural, tendo a presença de inúmeros animais (70 ovelhas, 12 cavalos, 3 vacas, 2 cabras, 10 galinhas, 10 patos, 9 gansos e 3 cachorros). Atores ainda jogavam futebol e críquete, esportes criados pelos ingleses. Isso, para introduzir o tema da a Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra.

Para retratar a Revolução Industrial, grandes chaminés subiram no centro do Estádio Olímpico e o verde campo que antes era predominante foi, literalmente, engolido pela industrialização.

Símbolo Olímpico
Além das chaminés, representando as fábricas, muitos “operários” foram representados. E junto com eles, as constantes greves.

Um momento emocionante da festa foi a união dos anéis olímpicos formado pelo “ferro das fabricas inglesas”. 

A Rainha da Inglaterra, Elizabeth II, participou de forma ativa no inicio da festa. A sua Alteza foi escoltada por nada mais nada menos que James Bond e ambos seguiram para o Estádio Olímpico de helicóptero. E quando sobrevoaram o estádio, saltaram de paraquedas. Obviamente, a Rainha Elizabeth não participou da aventura, e sim uma duble.

Lord Voldemort
marcou presença na festa
A segunda parte da festa foi em homenagem à literatura e do Reino Unido. A autora da consagrada série Harry Potter, J.K Rowling compareceu e leu um trecho de Peter Pan.

Inúmeras crianças encenavam no Estádio Olímpico e quando elas foram “dormir”, tiveram pesadelos, pois os vilões da literatura apareceram para atormentar o sono. Lord Voldemort (Harry Potter), Capitão Gancho (Peter Pan) e Cruella (101 dálmatas) aterrorizaram as crianças. A paz para as crianças só voltou quando muitas Mary Poppins chegaram voando pelo céu de Londres.

Mary Poppins sobrevoaram o céu de Londres
A terceira parte da festa ficou por conta da  música. Com grande toque da tecnologia, os londrinos relembraram grandes sucessos da  música nativa desde a década de 60.

Hits de Bee Gees, Sex Pistols, Beatles, Kiss, Queen, entre outros animaram o público.

Outra atração musical ficou por conta da Orquestra Britânica que por muitas vezes tocou durante a cerimonia.


Mr. Bean marcou presença na festa, justamente durante uma apresentação da orquestra britânica.

Após as atrações musicais, as delegações dos 204 países começaram o desfile das bandeiras. A Grécia, tradicionalmente, abriu os desfiles. A partir disto, as delegações entraram em ordem alfabética.

O Brasil, com seu porta-bandeira Rodrigo Pessoa, chegou animado ao estádio e permaneceu assim por todo o desfile. Os times de basquete e vôlei masculino, alguns atletas do atletismo, tênis, entre outros, marcaram presença. 

Destaque para os porta-bandeiras Maria Sharapova, Usain Bolt e Novak Djokovic, Rússia, Jamaica e Sérvia respectivamente.

Antes do encerramento, a banda Artic Monkeys tocou musicas dos Beatles no Estádio Olímpico.

Após a participação da banda, chegou o momento da pira olímpica ser acesa. Havia uma expectativa para saber quem e como a pira seria acesa.

A tocha olímpica chegou pelo rio Tamisa nas mãos de David Beckham, que entregou a chama para um renomado pentacampeão olímpico inglês. A partir disto, a contagem regressiva foi iniciada. Porém, ninguém sabia o modo que a pira seria acesa.

Foi então que o pentacampeão Steve Redgrave entregou a chama olímpica para 7 futuras promessas do esporte inglês. A missão de acender a pira olímpica ficou na mão de 7 jovens, que após darem uma volta no Estádio, encostaram a chama olímpica em uma estrutura de metal, no centro do estádio. A Pira Olímpica das Olimpíadas de Londres 2012 se formou aos olhos do publico. As estruturas de metal se ergueram formando o símbolo olímpico.


Depois do marcante momento da pira olímpica, Sir Paul McCartney emocionou os 80 mil expectadores no estádio e todos que acompanhavam mundo afora, cantando a música Hey Jude.

E nenhuma mensagem melhor poderia abrir melhor as olimpíadas de Londres como esta:

Hey, Jude, don't make it bad
Take a sad song and make it better
Remember to let her under your skin
Then you'll begin to make it better (better, better, better, better, better, oh!)

A partir de agora a luta por medalhas começa e você acompanha tudo aqui, no Blog Brasil Olímpico!

Siga-nos no Twitter: 
https://twitter.com/BBrasilOlimpico

Curta nossa página no Facebook:
http://www.facebook.com/BlogBrasilOlimpico


OBS: As fotos são da Agência Reuters e do Site Terra

Um comentário: