quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Brasileira desmaia após quadro de hipotermia na maratona aquática


Poliana Okimoto era a brasileira representante na prova de maratona aquática. Porém, a atleta abandonou a prova, pois entrou em quadro de hipotermia.

Poliana sempre demonstrou preocupação com a temperatura da agua onde a maratona seria realizada e chegou a fazer provas na represa Billings no estado de São Paulo e também a prova teste no lago Serpentine, local oficial da disputa olímpica.

O inicio de prova da brasileira foi muito bom e ela chegou a ficar entre as 5 primeiras colocadas nos quilômetros iniciais. Porém, após completar a quarta volta (são seis voltas no total) a brasileira levantou os braços, sinal que indica desistência.


- Ela ficou tonta, em estado de pré-desmaio. Por isso eles a amarraram na maca para não ter risco dela cair e se machucar. Foi um quadro de hipotermia - disse Igor Souza, chefe de delegação da maratona aquática.

O chefe da delegação ainda disse que a temperatura alta externa, cerca de 27º, somada à temperatura de dentro d’agua, comprometeu a prova de Poliana:

- Ela não falou nada, só  me abraçou e chorou um pouco porque estava cotada como favorita e é difícil receber essa patada. Já nadou em prova com temperaturas menores, ganhou em Portugal e na França, mas cada prova é uma prova. Hoje ela vinha fazendo a estratégia de sempre: nadar atrás e reagir mais nas últimas voltas. Só que o ritmo caiu muito da terceira para a quarta volta. A gente acredita que o problema que causou a hipotermia tenha sido choque térmico. Esses 27, 28ºC batendo nas costas e 19ºC embaixo, fizeram a estrutura física dela sentir. A gente não pode subir o peso de uma atleta porque ela fica lenta. É o biotipo dela. Poliana já teve outros quadros de hipotermia, mas nunca assim tão agudo. A húngara que ganhou o ouro nunca tinha vencido uma disputa e era a mais gordinha de todas (pesa 64kg), tinha massa muscular maior.

Ao falar sobre o estado de Poliana após o atendimento, Igor disse que ela estava melhor fisicamente, mas está muito abalada psicologicamente:

- Ela saiu andando daqui. O COB providenciou um carro para levá-la embora porque tem que ficar de repouso total. Ela passou por um processo de hidratação e agora tem de se alimentar bem. Imagine só. Se eu quando vi já quis enfiar minha cabeça no buraco, imagine ela. Ela chorou bastante, está muito chateada. Ela só quer se esconder, ir embora – finalizou Igor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário